PRIMEIRO TRANSPLANTE DE LABRUM EM PORTUGAL

09-03-2012 19:38

 

No passado dia 3 de Março de 2012, o Dr. Cruz de Melo e a sua equipa encontraram-se com o Dr. Manuel Ribas, no Hospital da Arrábida (www.hospitaldaarrabida.pt) em Vila Nova de Gaia, para o tratamento de um caso de Conflito femuro-acetabular.

O Dr. Manuel Ribas desenvolveu uma técnica mista (mini-open e artroscopia), largamente reconhecida a nível internacional no tratamento desta patologia. Esta técnica é usada pela nossa equipa desde o ano 2010.

Tivemos a oportunidade de juntar a vasta experiencia do Dr. Manuel Ribas e tratar um caso particularmente complexo: uma reoperação, após tratamento artroscópico efectuado 2 anos antes no estrangeiro.

Foram efectuados os gestos habituais de tectoplastia, reinserção do labrum e osteocondroplastia do colo femural. Neste caso difícil foi necessário reconstruir o labrum (transplante) o que foi efectuado com ligamento ilio-femural.

O conflito femuro-acetabular é uma patologia da anca, onde existe uma alteração morfológica no acetabulo e/ou cabeça femoral, causadora de lesão no labrum e cartilagínea pressecutora de artrose da anca. O objectivo do tratamento é regularizar as lesões do rebordo acetabular e cabeça femoral, tratar as lesões cartilagíneas (regularização e microfracturas) e reparar o labrum acetabular.

O tratamento desta patologia pode ser efectuado por 

- Artroscopia

- Abordagem anterior, mini-open e artroscopia

- Abordagem por luxação "segura" da anca

 

link:

www.micadera.es/es/actualidad/ver/111

 

 

Dr. Manuel Ribas, Dr. Cruz de Melo, Enf. Manuel Padín