DR. CRUZ DE MELO E ENF. MANUEL PADIN EM FORMAÇÃO "SURGEON TO SURGEON" SOBRE ARTROSCOPIA DA ANCA

19-07-2012 15:50

O Dr. Cruz de Melo e o Enf. Manuel Padín em Paris com o Dr. Frederic Laude e em Barcelona com o Dr. Eric Margalet.

Em Paris, no dia 18 de Junho e em Barcelona no dia 28 de Junho de 2012, tivemos a oportunidade de partilhar experiencias com dois dos melhores artroscopistas da anca na Europa, tomando contacto com  a técnica artroscópica out-in, usada por estes cirurgiões.

 

D. Cruz de Melo e Enf. Manuel Padín com o Dr. Philip Laude no Centro Cirúrgico Paris V (França)

 

A base da técnica é o conhecimento do triângulo de Heuter (o mesmo da técnica do Dr. Manuel Ribas), delimitado superficialmente pelos músculos tensor da fáscia e satório e profundamente pelos pequeno nadegueiro e iliopsoas. Inicia-se pela capsulotomia (abertura da cápsula articular) no colo e progride proximalmente em direção ao labrum e rebordo acetabular.

Esta técnica artroscópica é uma evolução natural da técnica mini-open assistida com artroscopia, usada por nós, desde 2005, e simplifica muito o procedimento artroscópico, permitindo tratamentos com menor tempo de cirurgia, menor tempo de tracção, menor custo, tendo enormes vantagens para o paciente.

Atualmente, usamos esta técnica artroscópica como uma evolução natural dentro da nossa experiencia com artroscopia e mini-open assistida com artroscopia.

Dr. Cruz de Melo e Enf. Manuel Padín no Instituto Margalet de Barcelona (Espanha)