O que é uma Trocanterite

 

TROCANTERITE DA ANCA

BURSITE TROCANTÉRICA

SINDROME DOLOROSO DO GRANDE TROCANTER

 

A Trocanterite é um sindrome doloroso a nivel do espaço peritrocantérico (entre o grande trocanter e a banda ilio-tibial). A dor localiza-se na face externa da anca, irradiando frequentemente pelo membro inferior podendo mesmo simular uma "dor ciatica". É muitas vezes referido como Trocanterite, bursite trocantérica ou sindrome doloroso do grande trocanter.

A sua causa não é apenas inflamação da bursa trocantérica. Pode ter origem nos tendões ou músculos vizinhos (médio e pequeno glúteo, banda iliotibial, piramidal). Pode ter multiples causas, sendo  a mais frequente a mecánica (sobrecarga). É uma patologia muito comum no sexo feminino.

O tratamento é habitualmente conservador, consiste na alteração da actividade física (nos casos em que esta associado a uma actividade retetitiva e excessiva), anti-inflamatórios não esteróides, gelo local e exercícios para melhorar a condição dos músculos e tendões. A Fisioterapia, com tratamentos locais e melhoria da condição dos músculos implicados é muito eficaz.

É frequentemente necessario complementar este tratamento com uma injecção local de anestésico local e corticosteroide (infiltração).

Em casos que não melhoram com o tratamento conservador, efetuado de forma correta, durante 2 a 4 meses, com estudo da patologia (RM), poderá haver indicação para tratamento cirúrgico aberto ou "artroscópico".

Na atualiade a Equipa de Cirurgia Artroscópica Avançada da Unidade da Ancaprocede ao tratamento cirúrgico deste síndrome sempre por artroscopia, o que permite realizar o tratamento de uma forma menos agressiva para o doente, com uma mais fácil recuperação.

 

 

Dr. Cruz de Melo no tratamento artroscópico de uma Trocanterite da Anca